SPOT IMAGE    EURIMAGE    SPACE IMAGING EUROPE    BENTLEY    HEWLETT PACKARD

EVOLUÇÃO E CARACTERÍSTICAS DAS IMAGENS

Empresa criada em Julho de 1982 com o objectivo de promover, distribuir e comercializar as imagens captadas pelos satélites SPOT em todo o Mundo, através da sua rede de Distribuídores, sendo a INFORGEO, Lda. o DISTRIBUÍDOR EXCLUSÍVO em Portugal.

As imagens adquiridas pelos satélites de observação da Terra SPOT, são uma fonte de informação fundamental para uma diversidade de aplicações desde o planeamento Urbano e Regional, Ambiente, Agricultura, Floresta, Cartografia de Base e Temática, Geologia, Militares, e outras disciplinas que necessitem de Informação Geográfica actualizada sobre a superfície da Terra.

A Spot Image disponibiliza os seus produtos numa grande variedade de formatos e suportes.
Cada produto inclui vários formatos e diversas opções como suporte. Informações mais detalhadas podem ser obtidas no catálogo "Spot Products", ou através da Web em www.spotimage.fr.

"UMA NOVA JANELA PARA O MUNDO"

Um dos constantes desafios que os modernos cartógrafos enfrentam é o de manter actualizados os seus mapas.
A superficie da Terra está constantemente a mudar, muitas vezes devido a causas naturais : cheias, fogos florestais, terramotos, erupções vulcânicas e outras. No entanto, a maior parte destas mudanças são causadas pelo homem.

Em qualquer parte do mundo, rodeando as grandes cidades, existe uma franja de terrenos expectantes, que é constantemente alvo de fortes pressões urbanísticas, onde as buldózers trabalham constantemente para edificar novas áreas urbanas.
Outro alvo das buldózers é por exemplo, a floresta amazónica no Brasil, onde todos os anos, uma grande área é abatida e transformada em terrenos agrícolas.

Como é possível que um cartógrafo possa manter-se a par destas transformações. Quanto mais detalhado fôr o mapa, mais difícil é mantê-lo actualizado.

A nova era em "mapping" começou em 21 de Fevereiro de 1986 quando o satélite SPOT 1 foi lançado. SPOT (Satellite Pour L`observation De La Terre) resultou de uma acção conjunta entre França, Suécia e Bélgica. Foi o primeiro satélite especialmente concebido para comercialização de imagens. Contudo o SPOT foi desenhado para combinar o detalhe e resolução da tradicional fotografia aérea com a possibilidade de obter uma imagem em qualquer ponto do planeta.

SPOT é um dos mais avançados satélites de observação da Terra, e devido ao seu cariz comercial, os seus vastos arquivos de imagens estão totalmente disponíveis para quem deles necessitar.

É conveniente pensar nas imagens SPOT como pura e simplesmente outra forma de uma fotografia aérea, mas na verdade o processo é completamente diferente. Em vez de se expôr uma película à luz, uma imagem de satélite é obtida através de um conjunto de sensores, sensíveis à luz onde cada um apenas pode "ver" uma pequena parcela da superfície terrestre. Cada sensor apenas regista a quantidade de luz que "vê" em cada instante. O satélite então transmite os valores obtidos para as estações terrestres de recepção.
Uma vez na estação de recepção, cada elemento individual da imagem ou "pixel" pode ser visualizado como um tom de cinzento ou uma côr no écran e uma imagem está formada.
O detalhe ou a resolução de uma imagem de satélite é importante, pois é o que determina a possibilidade de o satélite detectar objectos na superfície terrestre com dimensão igual ou superior à resolução das imagens.

A INFORGEO, Lda. com o intuíto de alargar o manancial de informação geográfica que disponibiliza, assinou um contrato com a SPOT IMAGE, como distribuidor exclusivo em Portugal das imagens dos satélites SPOT.

O primeiro satélite SPOT 1, foi lançado em Fevereiro de 1986, o segundo SPOT 2, em Janeiro de 1990, o terceiro SPOT 3 em Setembro de 1993, o SPOT 4 em 24 Março de 1998 estando previsto o lançamento de mais satélites com melhorias no nº de bandas espectrais e na resolução, garantindo assim uma continuidade além do ano 2000.

As imagens SPOT são uma fonte de informação geográfica permanente e possuem características únicas no campo da Detecção Remota: Resolução de 10m (Pancromática) e 20m (Multiespectral), aquisição de imagens possível em qualquer parte da superfície terrestre, possibilidade de obter visão estereoscópica, e efectuar programação para a aquisição de imagens.

Estas qualidades tornam as imagens ideais para cartografia, inventário de recursos naturais renováveis e não renováveis, estudos de engenharia civil e planeamento regional e em geral para todas as disciplinas que necessitam de informação geográfica actualizada sobre a superfície terrestre.

CARACTERÍSTICAS QUE TORNAM AS IMAGENS SPOT ÚNICAS.

Acessibilidade

- Quando os dois instrumentos ópticos (HRVs), operam ao mesmo tempo na vertical, possibilitam visualizar 117 Km em largura na superfície terrestre (2x60 Km menos 3 Km sobreposição).

Campo de visão largo

- Os dois HRVs podem funcionar com espelhos com inclinações reguláveis, permitindo a visualização de qualquer área num corredor de 950 Km de largura.
- Imagens adquiridas com ângulos acentuados podem atingir até 80 Km de largura.

Repetitividade

- Visão oblíqua é importante para aquisição de imagens por programação do satélite.
- Visão oblíqua aumenta substancialmente a frequência com que o satélite pode revisitar determinada área.
À latitude de 45º, alterando o ângulo de visão + 27º, a mesma área pode ser revisitada em 2/3 dias, ao contrário dos 26 dias na vertical.

Alta Resolução

- Em modo pancromático (P), cada pixel representa 10 m no solo.
- Em modo multiespectral (XS), cada pixel representa 20 m no solo, em duas bandas no visível (verde e vermelho) do espectro electromagnético e uma no infravermelho próximo.
- Em modo multiespectral (XI), idêntica ao modo anterior, com a inclusão de uma Quarta banda, o infravermelho médio.

Estereoscopia

- Os pares estéreo, usados para percepção do relevo, são formados a partir de duas imagens SPOT adquiridas com diferentes ângulos de visão em trajectórias diferentes do satélite e com o mínimo de 60% de sobreposição.

MEIOS DE DISPONIBILIZAÇÃO

- CCT (Computer Compatible Tape)
- CD-ROM com 540 Mb compatíveis com PC / MS DOS e Macintosh, Unix, DEC (VMS) e em sistemas que comportam drives ISO standard 9660.
- Película fotográfica (dimensão de 241 x 241 mm)
Cenas completas à escala 1/400.000 ou quartos de cena à escala 1:200.000
- Cópias de papel à escala 1/100.000 ou quartos de cena à escala 1:50.000

CARACTERÍSTICAS DOS SATÉLITES SPOT

  SPOT 1, 2 e 3 SPOT 4
Instrumentos HRV Modo Pancromático
1 Banda Pan
Resolução de 10 metros
 
Modo Multi-espectral (XS)
3 Bandas XS
Resolução de 20 metros
 
 
 
 
Cobertura de 60 x 60 Km
Largura de 120km
Possibilidade de Estereoscopia
Modo Pancromático
1 Banda B2 (P)
Resolução de 10 metros
 
Modo Multi-espectral (XS)
3 Bandas XS
Resolução de 20 metros
+
1 Banda Infra-vermelho médio (XI)
Resolução de 20 metros
 
Cobertura de 60 x 60 Km
Largura de 120km
Possibilidade de Estereoscopia
Instrumentos de Vegetação - 4 Bandas Espectrais
Resolução de 1 Km
Cobertura de 2250 Km
Compressão
Data Stream
DPCM (Pan) 1/1.3
25 Mb/s
DPCM (todas as bandas) 1/1.3
25 Mb/s
Gravação a Bordo Tapes de
2 x 60 Gbits
Tapes de
2 x 120 Gbits
+
Disco rígido de 3.6 Gbits
Transmissão 50 Mbits/s - 8 GHz 50 Mbits/s - 8 GHz
Massa 1800 Kg 2700 Kg
Radiação Solar 1100 W 2100 W
Vida útil 3 anos 5 anos
AOCS Pointing
Deriva
Hydrazine
0.05 graus
6.10-4 graus / s
2 x 75 Kg
0.05 graus
6.10-4 graus / s
2 x 75 Kg
Hora Local / Ciclo 10H30m / 26 dias 10H30m / 26 dias
Transportador Ariane 2/3 Ariane 4

©2002 INFORGEO