SPOT IMAGE    EURIMAGE    SPACE IMAGING EUROPE    BENTLEY    HEWLETT PACKARD

SPOT 4

Spot 4O Satélite SPOT 4 foi concebido para fornecer performances superiores aos seus 3 (três) antecessores. As suas mais importantes novas características são a introdução de um instrumento dedicado a estudar a vegetação e uma nova banda adicional no infra-vermelho médio (SWIR).

A nova banda SWIR permite interpretar em maior detalhe as características do solo.
Isto é devido a uma melhor visibilidade na atmosfera terrestre, que melhora significativamente a claridade textural das imagens.
Cursos de água e lagos são visíveis com maior definição, graças ao melhor contraste da banda SWIR.

O conteúdo de humidade nos solos e plantas é particularmente melhor detectado, facilitando a distinção de tipos de solos e fases do crescimento das plantas.

A PRIMEIRA IMAGEM DO SPOT 4

Adquirida sobre a planície do Danúbio na Hungria é uma combinação de uma imagem monoespectral (preto e branco) de 10 metros de resolução com uma imagem multiespetral (côres) de 20 metros de resolução.

Um extracto desta imagem mostra os claros benefícios da banda SWIR. O extracto é centrado na Reserva Natural de Gemence e na pequena cidade de Baja, 150 Km a Sul de Budapeste.

Nota: Carregue na imagem para vêr uma ampliação da mesma.

Á esquerda é uma composição colorida sem a banda SWIR (B3: vermelho, B2: verde, B1: azul). As características do terreno são perfeitamente visíveis: o Danúbio e a área húmida arborizada de Gemence no centro, a cidade de Baja e as vastas extensões envolventes de terrenos agrícolas para Este.

Á direita é uma composição colorida da mesma área extraída com a banda SWIR (B3: vermelho, B4: verde, B2: azul).

A imagem incluindo a banda SWIR fornece maior detalhe do conteúdo de água e humidade, e fases do crescimento das plantas na altura que o SPOT 4 passa sobre esta área, mostrando:

  • Solos secos em côres pastel claras (verde, azul e cinzento pálido), contrastando com os solos húmidos em azul e malva escuro ao longo das vastas planícies inundadas de cada lado da Reserva Natural de Gemence;
  • A água do rio e os seus sucessivos meandros, canais de drenagem, e lagos aparecem em tons escuros em contraste com o fundo da vegetação natural nas áreas húmidas;
  • As áreas arborizadas de folhagem caduca à volta do rio e cidade apresentam um verde escuro nesta altura do ano, mas que em breve aparecem castanhas na primavera, quando as árvores têm folhas. As espécies de folhagem caduca na planície agrícola podem ser claramente distinguidas das sombras castanhas escuras das plantações de coníferas;
  • As diferentes fases do crescimento das culturas.
    As culturas aparecem em verde e cinzento onde ainda estão abaixo do solo, tornam-se posteriormente amarelas, laranjas e finalmente cor de rosa quando estão desenvolvidas;

Com o avançar das Estações do ano, a banda SWIR continua a evidenciar a grande variedade de sombras mostradas nestas imagens da Europa Central e Norte, fornecendo-nos informação mais rica na diversidade das características do terreno.

Nas próximas semanas, a coloração cor de rosa e laranja dos terrenos agrícolas à volta de Baja farão contraste com as sombras vermelhas e castanhas das florestas e as águas negras do rio seguindo o seu curso através das áreas húmidas na cor azul/malva.


©2002 INFORGEO